Indígenas bloqueiam BR-158 e cobram pedágio irregular de motoristas
Grupo afirma que interdição é parte de tradição cultural, mas condutores denunciam cobrança de R$ 100 para seguir viagem

Um grupo indígena bloqueou um trecho da BR-158 na tarde desta segunda-feira (6), entre os municípios de Água Boa e Nova Xavantina. A interdição acontece nas proximidades da Vila Santa Maria, em uma região conhecida como Buracai, próxima à borracharia Chapéu Preto.
Segundo relatos, os indígenas afirmam que o bloqueio faz parte da “tradição das cruzes”, uma prática cultural realizada periodicamente. No entanto, motoristas que passaram pelo local denunciam a cobrança de um pedágio ilegal de R$ 100 para ter a passagem liberada.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e esteve no local para tentar liberar a rodovia. Porém, de acordo com condutores, o bloqueio é retomado assim que os policiais deixam a área, e a cobrança continua.
O trânsito segue lento e com retenções. A recomendação é que motoristas evitem o trecho e procurem rotas alternativas até a normalização da situação, no interior de Mato Grosso.
Da Redação | Rota Araguaia |Ana Paula|Folha do Estado
Comentários (0)