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Sexta-feira, 5 De Setembro De 2025 às 15:25:37

Secretaria de Educação realiza Jornada Formativa com foco na Alfabetização na Idade Certa e fortalece compromisso com a aprendizagem das crianças

Evento realizado pela Secretaria de Educação de Barra do Garças contou com transmissão online, participação de intérpretes de Libras e duas palestrantes especialistas na área de alfabetização

Secretaria de Educação realiza Jornada Formativa com foco na Alfabetização na Idade Certa e fortalece compromisso com a aprendizagem das crianças
Secretaria de Educação realiza Jornada Formativa com foco na Alfabetização na Idade Certa e fortalece compromisso com a aprendizagem das crianças (Foto: Reprodução)



A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Barra do Garças realizou ontem (5/8) a quarta edição da Jornada Formativa com o tema "Alfabetização na Idade Certa: Compromisso com a Aprendizagem das Crianças". O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da Secretaria no YouTube contando com a participação de professores da rede municipal de ensino e da região, consolidando um espaço de fortalecimento da prática docente, atualização profissional e compartilhamento de experiências educacionais focadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.


Com abertura marcada por uma saudação acolhedora aos educadores, a formação destacou o cuidado na organização da jornada, evidenciando o compromisso da gestão com a qualidade do ensino público. A grande novidade desta edição foi a participação de intérpretes de Libras nas formações, garantindo inclusão e acessibilidade para todos os profissionais da educação.


A noite formativa foi dividida em dois momentos. Na primeira parte, a convidada especial, professora mestra Eliane Pereira Campos Silva, compartilhou sua vasta experiência na área de alfabetização. Eliane, que atua como articuladora regional dos programas "Alfabetiza MT" e "Compromisso Criança Alfabetizada" pela Diretoria Regional de Educação, trouxe reflexões fundamentais sobre as políticas públicas atuais que norteiam a alfabetização na idade certa.


A jornada formativa teve como objetivo fortalecer as práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e alinhar as ações educacionais aos programas federais e estaduais, como o Alfabetiza-MT e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que buscam garantir o direito de toda criança de estar alfabetizada até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.


Duas especialistas compartilharam experiências e estratégias

Professora Mestra Eliane Pereira Campos Silva – Articuladora Regional dos Programas Alfabetiza-MT e Renalfa, Eliane apresentou uma análise profunda das políticas públicas que regem a alfabetização na idade certa, com destaque para os avanços no estado de Mato Grosso, que saltou da 22ª para a 9ª posição no ranking nacional de alfabetização. Ela também explicou os níveis de fluência leitora e como os professores podem identificar e intervir adequadamente em cada fase da aprendizagem.


Professora Márcia Camila – Formadora do Programa Alfabetiza-MT e Assessora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Barra do Garças, Márcia abordou a importância do trabalho com habilidades preditoras na Educação Infantil, mostrando como as práticas pedagógicas desde os primeiros anos são fundamentais para garantir o sucesso na alfabetização. Com vasta experiência na rede municipal, Márcia trouxe exemplos concretos de como desenvolver a linguagem oral, a escuta ativa e o contato com diferentes gêneros textuais ainda na primeira infância.


Durante sua apresentação, Eliane contextualizou os avanços do "Alfabetiza MT", programa estadual lançado em 2021, que elevou Mato Grosso da 22ª para a 9ª posição no ranking nacional de alfabetização. Ela também destacou o papel do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política federal lançada em 2023, como estratégia para recuperar aprendizagens perdidas durante a pandemia e garantir a alfabetização até o 2º ano do Ensino Fundamental.


A palestrante explicou os três pilares essenciais do processo de alfabetização eficaz: criação de materiais didáticos, formação continuada dos professores e incentivos institucionais. “Hoje, Mato Grosso já colhe frutos dessa política séria e bem estruturada. Nosso objetivo é garantir que toda criança esteja alfabetizada no tempo certo, com direito ao acesso pleno à linguagem escrita”, afirmou.


Além de abordar as metas e indicadores dos programas, Eliane compartilhou conhecimentos sobre os níveis de fluência leitora (pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente), enfatizando a importância de o professor conhecer o estágio de cada aluno para planejar estratégias adequadas de intervenção pedagógica. “Ser fluente não é apenas ler rápido. É compreender, fazer pausas, entonações, reconhecer o texto e dialogar com ele. Esse é o caminho da verdadeira alfabetização”, destacou.


Já a Professora Márcia Camila trouxe outro ponto que foi a abordagem sobre o papel da Educação Infantil no desenvolvimento das habilidades preditoras de leitura e escrita. A professora ressaltou que a alfabetização começa nos primeiros anos de vida, com ações que envolvem desde o reconhecimento do próprio nome no berçário até a escolha de gêneros textuais na pré-escola.


A IV Jornada também reforçou que a alfabetização é um processo contínuo, que começa na creche e se estende até os anos iniciais do ensino fundamental, envolvendo múltiplos atores e estratégias articuladas. O uso de materiais específicos, formações continuadas e incentivo à leitura foram apontados como pilares centrais para o desenvolvimento da fluência e da compreensão leitora.


Formação continuada é prioridade na rede municipal

De acordo com o secretário da pasta, Eliciomar Braz, a Jornada é parte de um calendário de formações planejado com carinho e responsabilidade, visando não apenas o aperfeiçoamento profissional, mas o impacto direto na qualidade da aprendizagem das crianças. “É nosso compromisso garantir que todas as crianças aprendam no tempo certo, com apoio e formação adequada aos nossos educadores”, destacou.


A Jornada Formativa reforça o papel da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Barra do Garças como protagonista na valorização dos educadores e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à infância, à leitura e ao direito de aprender.


A próxima etapa da Jornada Formativa trará novas temáticas relevantes para os educadores da rede, sempre com o objetivo de garantir uma educação pública de qualidade, inclusiva e transformadora.



ASCOM/SMEEL

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