Sua Página
Sexta-feira, 5 De Setembro De 2025 às 15:25:37

Barra do Garças conquista ouro inédito no Troféu Brasil e entra para a história do atletismo mato-grossense

Com apenas 21 anos, Janio Varjão atleta de Barra do Garças quebra hegemonia paulista e se consolida entre os melhores da América do Sul

Barra do Garças conquista ouro inédito no Troféu Brasil e entra para a história do atletismo mato-grossense
Barra do Garças conquista ouro inédito no Troféu Brasil e entra para a história do atletismo mato-grossense (Foto: Reprodução)



Em um feito histórico para o esporte mato-grossense, o atleta Jânio Varjão, da Barra do Garças Associação de Atletismo, tornou-se o mais jovem vencedor da prova dos 5.000 metros do Troféu Brasil de Atletismo. A competição, realizada no último fim de semana em São Paulo, é considerada a mais importante da América Latina na modalidade.


Além de conquistar a medalha de ouro com o tempo de 14min22s, Jânio Varjão quebrou uma hegemonia de 22 anos dos clubes paulistas na prova, colocando Barra do Garças e o Vale do Araguaia no mapa do atletismo nacional. Essa é a primeira medalha de ouro de um atleta adulto da região no Troféu Brasil, prova que reúne os melhores fundistas do país.


Para o técnico Professor Sivirino, responsável por revelar e treinar Jânio desde a base, a conquista é reflexo de um trabalho sólido, planejado e feito com dedicação:


“Essa medalha é uma conquista gigantesca para o esporte mato-grossense. Mostra que mesmo fora dos grandes centros, com estudo, capacitação e presença, conseguimos formar atletas de excelência. Estamos no caminho certo”, destacou.


Jânio foi descoberto em 2016, em um projeto de escolinha de atletismo em Aragarças. Desde então, reside na Casa dos Atletas em Barra do Garças e acumula títulos em todas as categorias: campeão nacional sub-18, sub-20, campeão dos Jogos Escolares, sul-americano sub-23 e agora, ouro no Troféu Brasil adulto. Em 2024, foi medalha de prata no Sul-Americano Adulto, com a melhor marca do ano no Brasil para os 5.000 metros: 13min55s.


A próxima missão do jovem atleta será internacional. No dia 13 de agosto, ele viaja com a seleção brasileira de atletismo para Assunção, no Paraguai, onde disputará o Pan-Americano Sub-23. Jânio competirá em três provas: 18 de agosto: 5.000 metros 20 de agosto: 1.500 metros e no dia 22 de agosto: 800 metros


Com apenas 21 anos e já entre os melhores do continente, Jânio representa o Brasil, Mato Grosso, Barra do Garças e todo o Vale do Araguaia com talento, disciplina e orgulho. Sua trajetória é uma inspiração para as novas gerações e símbolo da força do esporte no interior do país.


Da Assessoria.

Comentários (0)