Jogos Regionais em Barra do Garças
Gritos de euforia, olhares de ansiedade, unhas devoradas e pernas inquietas nas arquibancadas... choros de alegria de um lado e do outro

Gritos de euforia, olhares de ansiedade, unhas devoradas e pernas inquietas nas arquibancadas... choros de alegria de um lado e do outro, certa frustração, ceticismo inexistente e uma cidade abraçada pelo esporte e tudo o que ele proporciona.
Talvez nem mesmo os versos de Carlos Drumond de Andrade ou as crônicas de Juca Kfouri possam expressar o que o esporte representa.
Entre os dias, 28 de junho e 4 de julho, em Barra do Garças, os Jogos Regionais Escolares e Estudantis 2025, foram a poesia nos pés e nas mãos dos alunos/atletas, que sob a batuta de seus professores(as) buscaram até o ultimo silvo do apito, A GLÓRIA ETERNA.
Treze cidades participantes e mais de 1.200 estudantes fizeram do: vôlei, basquete, handebol e futsal, motivos constantes de euforia, preocupação, choros e sorrisos. Contagiante? Demais! Sentimentos que transcenderam das quadras para as arquibancadas estimulando gritos, aplausos e causando transpirações.
Para quem estava distante, as telas dos aparelhos conectados a qualificada transmissão de Sidmar Bernardo e Charles Silva, possibilitavam o acompanhamento das partidas em tempo real e interação pelo chat. Um link, um click e os quilômetros de distância, superados!
As cestas de três pontos no basquetebol, levantamentos e cortadas certeiras no voleibol, belos gols no handebol e futsal, deram tônica à semana. Os placares com algarismos robustos e comemorações a cada tento anotado foram os motivos das aglomerações nas quadras e ginásios da Cidade Polo do Araguaia.
As performances dos personagens nas quadras deixaram claro que houve imensa preparação de todas as delegações para o momento sublime. Apenas uma equipe em cada modalidade carimbou a passagem para a Fase Estadual, mas não seria exagero dizer que os maiores vencedores foram: o esporte, a educação e Barra do Garças que após oito anos sediou novamente os Jogos Regionais Escolares e Estudantis.
Nelson Mandela disse certa vez que: A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Faço coro e ainda acrescentaria o esporte como um fiel escudeiro da educação, daqueles parceiros de todas as horas, que mesmo sendo deixado de lado, por vezes, quando convidado entrega o que dele se espera.
À Coordenadora de Esportes Romaira Dias e toda sua equipe fica a admiração e respeito pela atuação indelével para que os Jogos se tornassem uma referência de organização e qualidade.
Ao Prefeito Dr. Adilson e ao Vice-prefeito Professor Sivirino, gratidão pela semana inesquecível, os momentos vívidos, que os jovens alunos/atletas levarão no coração e o resgate do esporte que outrora fora suprimido em Barra do Garças.
Educação e esporte no mesmo time, nunca será somente despesa, mas um investimento com retorno garantido!
Autor: Darley Chagas/Professor
Comentários (0)