Abilio Brunini fala sobre próximos passos após ser eleito prefeito de Cuiabá
28/10/2024
Prefeito eleito falou sobre o novo secretariado e também disse que pretende mudar o comportamento adotado durante o tempo que foi vereador e deputado federal. Abilio Brunini durante entrevista na Radio Centro América FM
Nathalia Okde
O prefeito eleito em Cuiabá, Abilio Brunini (PL), falou sobre os próximos passos na gestão do município, durante entrevista na Rádio Centro América FM, na manhã desta segunda-feira (28). A entrevista foi o primeiro compromisso de Abílio após a vitória, que aconteceu nesse domingo (27).
Abilio foi eleito com 171.324 votos, 53,80% dos votos válidos, conforme os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
Para a construção do secretariado, Abilio disse que vai convidar a pediatra Lúcia Helena Barboza Sampaio, que já foi presidente do Conselho Federal de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), para ser secretária de Sáude.
Conhecido por protagonizar confusões durante a CPI do 8 de janeiro na Câmara Federal, Brunini ressaltou que pretende mudar o comportamento adotado durante o tempo que foi deputado.
"Cuiabá está em uma situação que preciso ter uma responsabilidade, que eu não posso cuidar só de quem está do meu lado. Temos que governar para todos [...] eu estava como deputado, legislando pela direita. Como chefe do Executivo, tenho meus valores, contudo, tenho que respeitar todas as diferenças", disse.
Abilio, que tem como vice a tenente-coronel da Polícia Militar Vânia Rosa (Novo), também se candidatou à prefeitura de Cuiabá em 2020, mas foi derrotado. Em 2022, ele foi eleito deputado federal (veja o perfil dele mais abaixo).
O prefeito eleito disse que viaja para Brasília, nessa terça (29), para compromissos como deputado federal, e retorna na quinta (31). Em seguida, se renuirá com a equipe para definir estratégias a serem adotadas durante o mandato.
Após a vitória de Abilio, que toma posse no dia 1° de janeiro de 2025, quem deve assumir a vaga deixada na Câmara Federal é o empresário e ex-vereador de Rondonópolis, Rodrigo da Zaeli (PL).
Segundo turno
Abilio disputou o 2° turno com o candidato Lúdio Cabral (PT), que agradeceu os votos alcançados e disse que se sente vitorioso pelo resultado.
A eleição em Cuiabá teve 330.537 votos totais, o que inclui 4.852 votos brancos (1,47% dos votos totais), e 7.234 votos nulos ( 2,19%). A abstenção foi de 114.533 eleitores, 25,73% do total de aptos a votar nas Eleições 2024 na cidade.
O prefeito eleito liderou a disputa à Prefeitura de Cuiabá desde o primeiro turno, quando teve 126.944 votos, 39,61% dos votos válidos. No 2° turno, recebeu o apoio do governador Mauro Mendes (União), do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de igrejas e eleitores de direita.
Abilio Brunini
Abilio Jacques Brunini Moumer, tem 40 anos, nasceu em Cuiabá e é formado em arquitetura e urbanismo. Eleito deputado federal em 2022, ele protagonizou diversas polêmicas no Congresso Nacional, principalmente durante sessões da CPI do 8 de janeiro.
Em 2016, Abílio foi eleito vereador de Cuiabá, pelo Partido Social Cristão (PSC) e em 2020, disputou a prefeitura de Cuiabá, pelo Podemos, vencendo o 1º turno. No 2º turno de 2020, no entanto, foi derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito com 51,17% dos votos válidos.
Ele é casado com a empresária e designer de interiores Samantha Iris e pai de dois filhos.
Propostas de governo
Durante a campanha, Abilio fez promessas em diversas áreas, entre elas estão:
Saúde: Criação de Vilas de Saúde em cada distrito sanitário da capital;
Educação: Expansão da educação infantil e a implementação do Método Montessori;
Transporte: Faixa azul exclusiva para motos e criação de paradas para embarque e desembarque de passageiros por APP;
Segurança: Parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal para fortalecer a segurança nas escolas.